SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2ARIIDAE Y MUGILIDAE: LAS PREFERENCIAS Y LOS TABÚES ALIMENTARIOS DE LOS CAIÇARAS (COSTA ATLÁNTICA MERIDIONAL, BRASIL)Validez de un test inmunocromatográfico rápido para la detección de h. pylori en heces índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

RIAL B, Anabel. UM ÍNDICE DE AVALIAÇÃO DA VEGETAÇÃO COM FINS DE CONSERVAÇÃO EM ÁREAS PRIVADAS DAS PLANICIES DO ORINOCO, VENEZUELA. INCI [online]. 2006, vol.31, n.2, pp.1-2. ISSN 0378-1844.

Com o fim de determinar o estado e potencial de conservação da vegetação em áreas privadas das planicies se avaliaram um total de 48.637ha, em nove propriedades privadas, mediante um método que considera uma série de atributos (extensão da propriedade, presença dos principas tipos de vegetacão e grau de conservação, presença de rios, riachos e áreas protegidas) e os divide entre o grau de intervenção por efeitos antrópicos mais comuns na planície venezuelana (agricultura, criação de gado, projetos hidráulicos). O método gera um índice que permite comparar o potencial de conservação entre propriedades, baseado no estado de seus ambientes naturais. Os resultados de sua aplicação, mostraram uma boa representação das principais unidades de vegetação das planícies, todas encontradas em relativo bom estado de conservação. Em geral, a savana foi a unidade mais alterada por efeito de substituição de espécies, enquanto que o bosque de savana foi o mais atingido por efeito da eliminação de espécies. Os bosques de galeria foram os ecossistemas melhor conservados nestas áreas. O maior impacto se deve às atividades de criação de gado e à construção de diques para o repressamento de aguas.

Palabras clave : Conservación; Llanos del Orinoco; Propiedad Privada; Vegetación.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español