SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número6RECUPERAÇÃO DO GENOMA DO PADRE RECORRENTE EM UM PROGRAMA DE RETROCRUZAS ASSISTIDO POR MARCADORES EM ARROZCARACTERIZAÇÃO ELETROFORÉTICA DAS GLOBULINAS DO GRÃO FERMENTADO DE TRES TIPOS DE CACAU índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

BASTARDO, Hilda; SOFIA, Sara; NAVA, Luis  e  RANGEL, Carolina. EFEITOS DA CONCENTRAÇÃO DE AFLATOXINA B1 E TEMPO DE EXPOSIÇÃO SOBRE A CONDIÇÃO HEPÁTICA DA TRUTA ARCOIRIS. INCI [online]. 2006, vol.31, n.6, pp.437-440. ISSN 0378-1844.

Determinou-se o efeito da concentração e tempo de exposição da aflatoxina B1 (AFB1) sobre a condição hepática da truta arco-íris (Oncorhynchus mykiss). Utilizaram-se 3600 ovos embrionados de 13 dias pos-fertilização e 5,36mm de diâmetro, se dividiram em lotes de 200 e se colocaram em 18 recipientes plásticos. As concentrações de AFB1 foram 0,55 e 0,75ppm para o grupo experimental e 0 para o controle, e o tempo de exposição 1 e 2 horas por tratamento e por repetição: Depois da exposição, os ovos foram colocados novamente nas incubadoras até a eclosão. Cada três meses se sacrificaram 10 exemplares por réplica, tratamento e tempo de exposição. Determinaram-se as características macroscópicas do fígado utilizando quatro categorias: fígado normal, pálido, com manchas e com tumores. A análise de regressão logística determinou diferenças significativas na condição hepática com as duas concentrações de AFB1, mas não os tempos de exposição. As trutas que apresentaram hepatomas se encontraram aos 7 (3,33%), 9 (6,67%) e 13 meses de idade (57-60%) respectivamente, com as duas concentrações de AFB1 utilizadas.

Palavras-chave : Aflatoxina; Hepatoma; Oncorhynchus mykiss; Trucha.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol