Interciencia
versão impressa ISSN 0378-1844
Resumo
BARRIOS-AYALA, Aristeo et al. Efeito da interação genotipos × práticas de manejo sobre o índice de colheita de híbridos de milho sob irrigação. INCI [online]. 2006, vol.31, n.7, pp.530-535. ISSN 0378-1844.
Neste trabalho se coteja a interação genótipo × práticas de manejo sobre o índice de colheita (IC) em 6 experimentos de campo conduzidos sob irrigação no sudeste do México entre 1977 e 1999. Questiona-se a validade de utilizar o IC como constante em híbridos modernos de milho para modelar seu crescimento a partir de alguns modelos dinâmicos modulares, os quais são aditivos e ignoram as interações. O desenho foi em parcelas divididas com duas repetições, em que as parcelas grandes foram designadas a 25 e 27 tratamentos de um composto central rotatório para N, P, K, densidade de população e data de plantação. As parcelas pequenas foram designadas a 3, 4 ou 6 híbridos de milho, todos com desempenho agronômico similar mas, de diferente origem genético. Ajustou-se um modelo não aditivo quadrático ao IC por regressão, para manejo e genótipo, este último mediante variáveis mudas. Também se ajusto um modelo aditivo quadrático para o manejo que ignorou ao genótipo. Os resultados evidenciam que a interação genótipo × manejo se manifesta em diferentes efeitos lineares, curvaturas e interações entre híbridos, que são cambiantes entre localidades. Os IC, calculados com os tratamentos ótimos econômicos, variaram entre 0,32 para H-515 y 0,60 para o Híbrido Hemoc. O modelo não aditivo melhorou o coeficiente de determinação (R2) para IC entre 14% e 47% em relação ao modelo aditivo.
Palavras-chave : Índice de Cosecha ; Interacción Genotipo × Manejo; Híbridos de Maíz ; Modelo Cuadrático Aditivo ; Modelo Cuadrático Inaditivo.











uBio 
