SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número7Consumo de matéria seca, fermentação ruminal e acrésimo de nitrogénio microbial no ovinos pelibuey alimentados com pasto de baixa qualidade e diferentes concentrações de azeite de milhoNoventa e Quatro anos da teoria da deriva continental de Alfred Lothar Wegener índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

BARRIOS-AYALA, Aristeo et al. Efeito da interação genotipos × práticas de manejo sobre o índice de colheita de híbridos de milho sob irrigação. INCI [online]. 2006, vol.31, n.7, pp.530-535. ISSN 0378-1844.

Neste trabalho se coteja a interação genótipo × práticas de manejo sobre o índice de colheita (IC) em 6 experimentos de campo conduzidos sob irrigação no sudeste do México entre 1977 e 1999. Questiona-se a validade de utilizar o IC como constante em híbridos modernos de milho para modelar seu crescimento a partir de alguns modelos dinâmicos modulares, os quais são aditivos e ignoram as interações. O desenho foi em parcelas divididas com duas repetições, em que as parcelas grandes foram designadas a 25 e 27 tratamentos de um composto central rotatório para N, P, K, densidade de população e data de plantação. As parcelas pequenas foram designadas a 3, 4 ou 6 híbridos de milho, todos com desempenho agronômico similar mas, de diferente origem genético. Ajustou-se um modelo não aditivo quadrático ao IC por regressão, para manejo e genótipo, este último mediante variáveis mudas. Também se ajusto um modelo aditivo quadrático para o manejo que ignorou ao genótipo. Os resultados evidenciam que a interação genótipo × manejo se manifesta em diferentes efeitos lineares, curvaturas e interações entre híbridos, que são cambiantes entre localidades. Os IC, calculados com os tratamentos ótimos econômicos, variaram entre 0,32 para H-515 y 0,60 para o Híbrido Hemoc. O modelo não aditivo melhorou o coeficiente de determinação (R2) para IC entre 14% e 47% em relação ao modelo aditivo.

Palavras-chave : Índice de Cosecha ; Interacción Genotipo × Manejo; Híbridos de Maíz ; Modelo Cuadrático Aditivo ; Modelo Cuadrático Inaditivo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol