SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Las micorrizas arbusculares como alternativa para una agricultura sustentable en areas tropicalesConductividad hidráulica y grosor de los vasos del xilema en cinco materiales de vid sometidos a déficit hídrico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

SANHUEZA, Eugenio. Fluxos de metano do sistema solo-vegetação-atmosfera em ecossistemas tropicais. INCI [online]. 2007, vol.32, n.1, pp.30-34. ISSN 0378-1844.

Recentemente, um surpreendente descobrimento mostrou que, por um processo não estabelecido, a vegetação emite metano. Isto poderia ter serias implicações em química atmosférica, o clima, e as atividades de mitigação da mudança global. Para avaliar a magnitude da vegetação tropical como fonte de CH4, se reavaliam os resultados obtidos em vários ecossistemas venezuelanos. Os fluxos para a atmosfera desde o sistema solo-pasto na savana indicam que os pastos produzem CH4 a uma velocidade de ~10ng·m-2·s-1. Além disso, a acumulação de CH4 dentro da capa de mistura noturna em Guri, lugar afetado pelas emissões dos ecossistemas de savana e bosque, permite fazer uma primeira estimação do limite superior da emissão de CH4 da vegetação de bosque <70ng·m-2·s-1. Estes valores poderiam estar subestimados pois não incluem o efeito da radiação solar sobre a produção de CH4 pela vegetação. Ignorando o possível efeito da radiação solar, a extrapolação global destes fluxos produzem uma emissão de CH4 de ~5Tg·ano-1 e <22Tg·ano-1, para a vegetação de savana e bosque, respectivamente, valores que concordam com estimações mais baixas relatadas na literatura, baseadas em medições de fluxos em laboratório. Por outra parte, a extrapolação global do consumo de CH4 pelos solos produz um sumidouro de ~1,3Tg·ano-1 para savanas e 3,3Tg·ano-1 para bosques. Em conclusão, medições de campo na Venezuela apóiam o descobrimento de que a vegetação emite metano. No entanto, a extrapolação global indica que a vegetação tropical faria uma modesta contribuição à emissão global, a qual adicionalmente seria compensada pelo consumo de CH4 nos solos. Os benefícios do seqüestro de carbono por florestação não seriam significativamente afetados com a emissão de CH4 pelas árvores.

Palabras clave : Global Methane Budget ; Methane from Vegetation ; Methane in Tropical Ecosystems.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español