Interciencia
versión impresa ISSN 0378-1844
Resumen
ANDRADE DE PASQUIER, Glenys y PEREZ E, Eduardo P. comparação do métodos de estimação de parâmetros de crescimento do camarão branco litopenaeus schmitti no occidente da venezuela. INCI [online]. 2007, vol.32, n.1, pp.35-40. ISSN 0378-1844.
Para o camarão branco Litopenaeus schmitti se tem relatado diferentes parâmetros de crescimento no ocidente da Venezuela. Tais diferenças têm sido atribuídas tanto aos distintos métodos como as distintas bases de dados empregadas na estimação. Para avaliar esta explicação se reanalizaram os parâmetros de crescimento para a espécie, utilizando duas bases de dados e dois métodos de ajuste: ELEFAN e uma minimização de quadrados. A primeira base de dados consistiu de freqüências de longitudes de juvenis capturados no Lago de Maracaibo no período 1991-1993. A segunda consistiu de freqüências de longitudes de juvenis e adultos capturados no Golfo de Venezuela e no Lago de Maracaibo durante o período 2001-2003. Para ajustar os parâmetros mediante ELEFAN se empregou o software FiSAT, em tanto que para o método de mínimos quadrados se usaram planilhas de cálculo. Os resultados mostraram que os tamanhos registrados nas bases de dados têm um maior impacto que os métodos utilizados. Usando informação de ambas as bases de dados os resultados foram similares entre métodos, mas diferentes quando foram comparados entre bases de dados, as quais diferiam em termos dos intervalos de tamanhos representados em cada uma. Para Litopenaeus schmitti, no ocidente da Venezuela a base de dados com uma melhor representatividade de tamanhos juvenis e adultas arrojou estimações mais confiáveis que o ajuste baseado somente em juvenis.
Palabras clave : Crecimiento ; Distribución Multinomial ; ELEFAN ; Golfo de Venezuela ; Lago de Maracaibo ; Litopenaeus schmitti .