SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Comparación de métodos de estimación de parámetros de crecimento del camarón blanco Litopenaeus schmitti en el occidente de venezuelaHeridas y parásitos en cocodrilos del orinoco (crocodylus intermedius) en un río altamente impactado por actividades humanas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

PERDOMO, Rosaura et al. Caracterização e avaliação de virulência em isolamentos de rhizoctonia solani kühn, causante da mancha bandeada no milho. INCI [online]. 2007, vol.32, n.1, pp.48-54. ISSN 0378-1844.

Na Venezuela a mancha bandeada do milho, causada por Rhizoctonia solani Kühn, tem uma alta incidência e distribuição nas principais áreas de plantio de milho, causando diminuição do rendimento. Em 2004 foram conduzidos ensaios com o objetivo de caracterizar e avaliar a virulência de 25 isolamentos de R. solani. Para a caracterização se realizaram avaliações culturais, microscópicas e moleculares, estas últimas utilizando uma seqüência de amplificação específica da região espaçadora transcrita interna do DNA ribossomal (rDNA-ITS). Para a avaliação da virulência se realizaram provas de inoculação nas línhas de milho CML-254 e L-82201-22-1-1, tanto em laboratório, usando uma solução de cinetina (6- furfuril-amino-purina), como em estufa, inoculando plântulas. As provas de caracterização demonstraram que os isolamentos efetivamente correspondiam a R. solani, ainda quando houve diferenças na cor das colônias, crescimento micelial e tamanho de esclerócios, entre outras. A análise molecular demonstrou que os isolamentos pertencem ao grupo de anastomosis AG1-IA. Na prova de inoculação em laboratório os isolamentos G1SOM1 e P2TUR3 tiveram maior índice de virulência. Em estufa, os isolamentos mais virulentos foram B1TOR1, P2TUR6 e B2SAB1. A linha CML-254 mostrou o maior nível de resistência à enfermidade em ambas provas de virulência. Os resultados permitiram identificar e caracterizar isolamentos que podem ser utilizados em programas de melhoramento genético para a identificação de possíveis fontes de resistência e na avaliação do germoplasma melhorado.

Palabras clave : Grupo de Anastomosis ; Maíz ; Mancha Bandeada; Rhizoctonia solana ; Virulencia ; Zea mays .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español