SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Heridas y parásitos en cocodrilos del orinoco (crocodylus intermedius) en un río altamente impactado por actividades humanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

DEL MONTE-LUNA, Pablo; LLUCH-BELDA, Daniel  e  ARREGUIN-SANCHEZ, Francisco. Exame da conservação e o aproveitamento dos recursos vivos. INCI [online]. 2007, vol.32, n.1, pp.61-65. ISSN 0378-1844.

Na atualidade, um setor muito amplo da sociedade fala de conservação. A noção mais básica que ainda se tem do conceito implica manter intacto um sistema natural de maneira indefinida sem outra finalidade que a de assegurar sua existência mesma. Esta idéia se contrapõe ao conceito de conservação consensuado a nível internacional, que implica obter sustentadamente o maior benefício possível dos recursos naturais renováveis para benefício do homem. No presente ensaio se discutem os conceitos relacionados de preservação, conservação, aproveitamento e exploração desmedida. Conclui-se que aproveitamento ótimo e conservação deveram ser considerados sinônimos. O corolário é que é necessário replantar os modelos de uso dos recursos naturais renováveis para incrementar a eficiência de utilização e cumprir com os propósitos da conservação.

Palavras-chave : Desarrollo Sustentable ; Explotación ; Preservación ; Sobrepesca ; Uso Sostenido.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol