SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número4Susceptibilidad a insecticidas en dos poblaciones de Bemisia tabaci (GENNADIUS) (HEMIPTERA: ALEYRODIDAE) biotipo B colectadas en Baja California y Sinaloa, MéxicoGanadería y conocimiento local de árboles forrajeros en paisajes fragmentados de Chiapas, México índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

RIVERO, Zulbey et al. Enteroparasitos em indígenas do comunidade Japrería, estado Zulia, Venezuela . INCI [online]. 2007, vol.32, n.4, pp.270-273. ISSN 0378-1844.

As enfermidades parasitárias representam um problema médico, econômico e social, afetando a todas as classes sociais, mais principalmente aos estratos socioeconômicos mais baixos. Para determinar a prevalência de enteroparasitos na comunidade indígena Japrería, situada na Sierra de Perijá, Estado Zulia, Venezuela, se processaram 191 amostras fecais correspondentes a indivíduos de ambos sexos com idades compreendidas entre 1 mês e 86 anos. As amostras foram analisadas através dos métodos coproparasitológico direto e pela técnica de concentração formol-éter. Encontrou-se uma elevada prevalência de enteroparasitos (82,20%) e um predomínio do poliparasitismo (78,98%), com associações entre espécies comensais e patogenias. Não se observou diferença significativa de susceptibilidade entre a prevalência de parasitos e o sexo (p>0,05). Quanto ao grupo etário, o estrato mais afetado resultou ser o de adultos jovens (20-39 anos; 25,48%). As espécies de protozoários mais freqüentes foram Blastocystis hominis (46,07%), Entamoeba coli (42,93%) e o complexo Entamoeba histolytica/Entamoeba dispar (34,03%). Entre os helmintos, Ancylostomideos (30,89%), Ascaris lumbricoides (9,95%) e Hymenolepis nana (4,19%) ocuparam os primeiros lugares. A presença incrementada de enteroparasitos se relaciona com o escasso saneamento ambiental nesta comunidade indígena, pelo que os resultados avaliam a importância em desenhar programas de controle específicos para diminuir os fatores condicionantes presentes, o qual teria impacto no decréscimo das infecções parasitárias.

Palabras clave : Blastocystis hominis ; Enteroparásitos ; Indígenas ; Japrería .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español