Interciencia
versão impressa ISSN 0378-1844
Resumo
RAMIREZ-CORREA, Jorge Andrés; ZAPATA-DUQUE, Claudia Marcela; LEON-PELAEZ, Juan Diego e GONZALEZ-HERNANDEZ, María Isabel. QUEDA DE SERAPILHEIRA E RETORNO DE NUTRIENTES NOS BOSQUES MONTANOS ANDINOS DE PIEDRAS BLANCAS, ANTIOQUIA, COLÔMBIA. INCI [online]. 2007, vol.32, n.5, pp.303-311. ISSN 0378-1844.
Em um bosque montano natural de carvalho-roble (Quercus humboldtii Bonpl.) e em plantações florestais de pinus pátula (Pinus patula Schltdl. e Cham.) e de cipreste (Cupressus lusitanica Mill.) de Piedras Blancas, Antioquia, Colombia, foram medidos durante dois anos os fluxos de nutrientes a través da serapilheira. Em cada ecossistema foram empregadas 20 armadilhas de serapilheira (0,5m2 cada uma) com o fim de recolher o material desprendido do dossel para sua posterior separação em frações e análise química. As quantidades de serapilheira fina seguiram a seguinte seqüência: pinus pátula (8362,47kg·ha-1·ano-1), carvalho-roble (7877,20kg·ha-1·ano-1) e cipreste (3725,97kg·ha-1·ano-1). As quantidades de nutrientes que retornaram através da serapilheira foliar da espécie dominante em cada bosque foram C>N>Ca>K>Mg>S>P em bosque de carvalho-roble, C>N>P>Ca>Mg>K>S em plantação de pinus pátula, e C>Ca>N>K>S>Mg>P em plantação de cipreste. Os resultados mostram um menor retorno de elementos até o piso do bosque nas plantações de coníferas e um retorno real possivelmente mais lento como produto dos maiores valores da relação C/N do material foliar das espécies de coníferas.
Palavras-chave : Bosques Montanos Tropicales; Cupressus lusitanica; Flujos de Nutrientes; Hojarasca; Pinus patula; Plantaciones Forestales Tropicales; Quercus humboldtii.











uBio 
