SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número8HEMOGLOBINOPATIAS NA VENEZUELAADAPTABILIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO DOCE AO ARMAZENAMENTO EM GRÃOS INTEIROS CONGELADOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

RODRIGUEZ-PONCE, Emilio. ESTILOS DE LIDERANÇA, TOMADA DE DECISÕES ESTRATÉGICAS E EFICÁCIA: ESTUDO EMPÍRICO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. INCI [online]. 2007, vol.32, n.8, pp.522-528. ISSN 0378-1844.

Pretende-se descrever as variáveis e relações que existem entre o estilo de liderança transformacional e transacional, a tomada de decisões estratégicas e a eficácia da organização. Para isto se realizou um trabalho de campo no qual se obteve informação de 93 pequenas e médias empresas, analisaram-se os dados mediante técnicas econométricas e se discutem os resultados, estabelecendo suas limitações, alcances e implicações. Os resultados sugerem que existe uma relação positiva e significativa entre a qualidade do desenho das decisões estratégicas e a eficácia. Por sua vez, a racionalidade e a politização são variáveis do processo de tomada de decisões estratégicas que resultam ser significativas para explicar a qualidade do desenho da estratégia. Descobre-se que a racionalização e a politização do processo resultam da flexibilidade e da congruência dos valores das equipes da alta direção, aspectos determinados diretamente pelo estilo de liderança transformacional. Em conseqüência, se encontra suporte na relação entre o estilo de liderança transformacional e a eficácia, relação que é gerada através do processo de tomada de decisões estratégicas. No entanto, também se demonstra que o estilo de liderança transacional não tem um impacto estatisticamente significativo sobre a tomada de decisões estratégicas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol