SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número9Rendimento de grãos e componentes do triticale após a aplicação de diferentes fertilizadores foliaresArgumentos e dados interdisciplinares científicos sobre as imperfeições do projeto evolucionário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

RUSSELL, Jane M; DEL RIO, J. Antonio  e  CORTES, Héctor D. Ciência altamente visível: uma vista a três décadas de investigação na argentina, brasil, méxico e espanha.. INCI [online]. 2007, vol.32, n.9, pp.629-634. ISSN 0378-1844.

Devido a que a visibilidade internacional da investigação científica é de especial importância para os países em desenvolvimento, foram analisados os trabalhos publicados entre 1973 e 2005 nos três países mais produtivos da América Latina, Argentina, Brasil e México, nas revistas multidisciplinares Nature e Science, e comparados aos de Espanha. O número total das contribuições foi de 696 para Espanha, 411 para Brasil, 227 para México e 127 para Argentina. Tanto na Espanha como no Brasil foram publicados mais de 65% do respectivo total em Nature, enquanto que no caso do México e da Argentina, a produção entre as duas revistas foi mais equilibrada. Notou-se uma crescente presença nos quatro países ao longo dos 33 anos estudados, especialmente em relação à Espanha a partir de 1993. Todos os países mostraram um alto nível de colaboração internacional (72-75%). As instituições latino-americanas com mais presença foram as grandes universidades nacionais. Entre 12 e 18% das contribuições por país não foram citadas e três trabalhos sobre o genoma receberam mais de 2000 citações. Uma análise das revistas mais citadas mostrou a concentração de títulos em Física, Astronomia e Astrofísica, Geociências e Biologia Molecular, resultados que foram refletidos nos temas resultantes de um processo de busca de textos de resumos.

Palavras-chave : Collaboration ; Iberamerica ; Mainstream Science ; Nature ; Science .

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês