SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número9Ciencia altamente visible: una vista a tres décadas de investigación en argentina, brasil, méxico y españaAprendiendo a comunicar ciencia en países en desarrollo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

MOLINA, Eustoquio  y  TAMAYO, Manuel. Argumentos e dados interdisciplinares científicos sobre as imperfeições do projeto evolucionário. INCI [online]. 2007, vol.32, n.9, pp.635-642. ISSN 0378-1844.

O argumento usado para o desenho inteligente é bastante débil uma vez que pode ser formulado de forma antagónica ao realizado pelos seus seguidores. Neste sentido, é posto em evidência distintas imperfeições ao desenho do universo e da Terra, à cronologia geológica do surgimento da vida em milhões de anos, à existência de formas e espécies fósseis intermédias e exemplos de filógenias bastante significativas bem como, numerosos exemplos de desenho evolutivo dos seres vivos, no qual se manifesta que este longe de ser óptimo, como o que se consiguiria se fosse realizado por um desenhador inteligente de forma instântanea com peças novas e todos os materiais à sua disposição, é suficientemente bom como para adaptar o organismo às novas necessidades ambientais. A selecção natural é cega mas não terminista e descuidada, aproveita os limitados orgãos dos antecessores e a vantagem imediata, de modo que os modelos inicialmente simples vão sendo refinados ao londo do tempo diversificando-se, por vezes, a usos imprevistos. Estes dados interdiciplinares, pricipalmente geológicos e biológicos, negam os argumentos da estratégia do desenho inteligente, tais como o pressuposto da complexidade irredutível.

Palabras clave : Evolucionismo ; Creacionismo ; Diseño Inteligente ; Pseudociencia .

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español