SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Estudo comparativo da influência do estilo de liderança e congruência de valores na eficácia de empresas privadas e instituições públicasMisturas com potencial coagulante para tratamento de lixiviados de um aterro sanitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

DUDAMEL D, Wilmer J  e  WOLBERT, Dominique. Modelagem não isotérmica ao equilíbrio de praguicidas na fase aquosa sobre carvão ativado. INCI [online]. 2008, vol.33, n.1, pp.14-21. ISSN 0378-1844.

Realizou-se a modelagem não isotérmico da adsorção dos praguicidas em solução aquosa sobre carvão ativado e a análise de parâmetros dos modelos selecionados, utilizando três carvões ativados, um de produção venezuelana (V-100) e dois utilizados amplamente na Europa (Chemvirom Filtrasorb 400 e carvão picatif NC90). Foram considerados dois praguicidas, Atrazina e Imidacloprid, e onze modelos de equilíbrio: Freundlich, Langmuir, Langmuir-Freundlich, Fowler-Guggenheim, Hindarso, Temkin-Frumkin, Temkin, Khan, Toth, Dubinin-Astakhov e Jaroniec-Choma. Os parâmetros respectivos foram determinados através da minimização da diferença entre a quantidade de praguicida adsorvido experimentalmente e a calculada segundo o modelo, utilizando "SOLVER" de Microsoft EXCEL. Para discriminar os citados modelos se considerou a coerência de resultados, a análise de variação dos parâmetros e as hipóteses físicas que serviram para construir os modelos. Quatro modelos apresentaram precisão suficiente e foram fisicamente exatos: Freundlich, Langmuir-Freundlich, Fowler-Guggenheim e Dubinin-Astakhov. A análise de parâmetros dos modelos selecionados evidenciou a influência das características dos carvões e praguicidas utilizados. A visualização de um fenômeno de superposição entre os modelos de Freundlich e Langmuir-Freundlich, utilizando a distribuição ponderada pelo número de áreas de adsorción, indica que este último representa melhor a distribuição de áreas utilizadas pelo praguicida nas condições de adsorção. Obteve-se uma regressão linear, com boa correlação, entre o volume de microporos e a capacidade de adsorção para a maior parte dos modelos selecionados.

Palavras-chave : Adsorción no Isotérmica ; Carbón Activado ; Micropoluentes Orgánicos ; Plaguicidas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol