SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Misturas com potencial coagulante para tratamento de lixiviados de um aterro sanitárioArtesania con fibra de banano em la perspectiva de la multifuncionalidade em comunidades quilombolas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

ESCOBEDO, Francisco  e  CHACALO, Alicia. Estimação preliminar da descontaminação atmosférica pela arborização urbana da cidade do méxico. INCI [online]. 2008, vol.33, n.1, pp.29-32. ISSN 0378-1844.

A contaminação atmosférica na Cidade do México é muito elevada ao longo de todo o ano. Devido que as árvores têm uma importante participação na descontaminação do ar, neste trabalho se integrou informação básica sobre a cobertura arbórea e as espécies que a compõem, os dados meteorológicos e de contaminantes. Estes registros foram utilizados em um modelo matemático de transpiração e deposição seca para estimar, de forma preliminar, a quantidade de descontaminação pela arborização. Estudou-se uma área de 1480km2 no Vale do México, estimando que os bosques urbanos cobrem 26% da área de estudo. O modelo UFORE foi aplicado durante um ano, por meio de um de seus componentes, se obteve a quantidade de remoção de ozônio (O3) e partículas <10μm (PM10) que removem as árvores, e se registrou a variação estacional. Obteve-se a descontaminação total em g·m-2 e em total de toneladas. Encontrou-se que reduzindo somente 1% a quantidade de ozônio e de PM10 na Cidade do México, se poderia poupar até 10 milhões de USD ao ano.

Palavras-chave : Bosques Urbanos ; Calidad del Aire ; Servicios Ambientales .

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol