Interciencia
versão impressa ISSN 0378-1844
Resumo
TOVAR, Elsa e VIDAL, María Esther. Preotimização de consultas em fontes de dados com capacidades limitadas. INCI [online]. 2008, vol.33, n.3, pp.179-185. ISSN 0378-1844.
Tecnologias emergentes tais como Web Semântica, P2P e Gris Semântico tem facilitado o acesso a uma grande quantidade de fontes de dados, caracterizadas por propriedades que impactam na complexidade da otimização tradicional de consultas e nas tarefas de processamento. Neste trabalho se descreve o efeito das capacidades de consulta limitadas no processo de encontrar um bom plano para avaliar uma consulta. Este problema é NP-Completo e diferentes enfoques têm sido utilizados para encontrar soluções aproximadas. Se considera o proyecto WebSrcMed, que implementa uma estratégia de otimização de duas fases para encontrar planos de execução bons em termos de baixo custo e seguros já que, ao menos, uma combinação de fontes de dados pode responder a consulta. Na primeira fase, as descrições de capacidades limitadas são consideradas para particionar o espaço de busca em conjuntos de pré-planos onde as capacidades da consulta são satisfeitas e se seleciona um bom pré-plano entre eles. Na fase, o espaço de planos induzidos pelo pré-plano é explorado e se produz um bom plano de execução. Devido a que espaço de busca dos pré-planos pode ser grande, se requerem técnicas eficientes para explorá-lo adequadamente. Apresenta-se um algoritmo evolutivo que encontra eficientemente pré-planos seguros e bons. Em um estudo experimental se observou que a solução encontra bons pré-planos para consultas complexas. A eficiência do algoritmo utilizado (número de soluções diferentes em relação ao número de soluções encontradas) é superior à eficiência mostrada em técnicas aleatórias existentes
Palavras-chave : Algoritmos Evolutivos; Capacidades de Consulta; Consultas Limitadas; Fuentes de Datos Web; Optimización de Consultas.











uBio 
