SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número4Ajuste de curvas de índice de sitiomediante modelos mixtos para plantaciones de eucalyptus urophylla en Venezuela.Estimación de la radiación solar global en Venezuela. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

DEZZEO, Nelda; FLORES, Saúl  y  CHACON, Noemí. Dinámica de plântulas em floresta não perturbada e floresta adjacente perturbada pelo fogo na Gran Sabana, Sudeste da Venezuela.. INCI [online]. 2008, vol.33, n.4, pp.273-279. ISSN 0378-1844.

Na Gran Savana, ao sudeste da Venezuela, a conversão de extensas áreas florestais a um mosaico de floresta, vegetação arbustiva e savana ("savanização") é um assunto ambiental crítico associado com incêndios florestais. Pouco se conhece sobre o comportamento da comunidade de plântulas em florestas não perturbadas e em florestas afetadas pelo fogo na região. O recrutamento, sobrevivência e crescimento de plântulas foi seguido durante um período de 6 anos em blocos permanentes estabelecidos em floresta não perturbada e floresta adjacente perturbada pelo fogo (secundário). No começo do estudo, a floresta secundária mostrou valores menores (P<0,05) de abundância de plântulas e riqueza de plântulas arbóreas que a não perturbada. A abundância e riqueza de espécies de plântulas arbóreas em ambos os tipos de florestas que variaram muito pouco ao longo do período de estudo, o qual está associado com o balanço parcial entre taxa de mortalidade de plântulas marcadas no inicio do estudo (44-66%) e taxa de sobrevivência de novas plântulas arbóreas recrutadas (47-54%). No final do estudo ~80% das plântulas recrutadas na floresta não perturbada correspondeu a espécies arbóreas, enquanto que na secundária a proporção de plântulas arbóreas (47%) e não arbóreas (53%) foi similar. O crescimento em altura durante o período de 6 anos foi consideravelmente maior na floresta secundária que na não perturbada (P<0,05). Conclui-se que na floresta não perturbada o processo de sucessão está relativamente paralisado, enquanto que na floresta secundária este processo avança muito lentamente.

Palabras clave : Forest Disturbance; Forest Dynamics; Seedling Survival; Seedling Growth; Seedling Recruitment; Tropical Forest.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés