Interciencia
versión impresa ISSN 0378-1844
Resumen
DEZZEO, Nelda; FLORES, Saúl y CHACON, Noemí. Dinámica de plântulas em floresta não perturbada e floresta adjacente perturbada pelo fogo na Gran Sabana, Sudeste da Venezuela.. INCI [online]. 2008, vol.33, n.4, pp.273-279. ISSN 0378-1844.
Na Gran Savana, ao sudeste da Venezuela, a conversão de extensas áreas florestais a um mosaico de floresta, vegetação arbustiva e savana ("savanização") é um assunto ambiental crítico associado com incêndios florestais. Pouco se conhece sobre o comportamento da comunidade de plântulas em florestas não perturbadas e em florestas afetadas pelo fogo na região. O recrutamento, sobrevivência e crescimento de plântulas foi seguido durante um período de 6 anos em blocos permanentes estabelecidos em floresta não perturbada e floresta adjacente perturbada pelo fogo (secundário). No começo do estudo, a floresta secundária mostrou valores menores (P<0,05) de abundância de plântulas e riqueza de plântulas arbóreas que a não perturbada. A abundância e riqueza de espécies de plântulas arbóreas em ambos os tipos de florestas que variaram muito pouco ao longo do período de estudo, o qual está associado com o balanço parcial entre taxa de mortalidade de plântulas marcadas no inicio do estudo (44-66%) e taxa de sobrevivência de novas plântulas arbóreas recrutadas (47-54%). No final do estudo ~80% das plântulas recrutadas na floresta não perturbada correspondeu a espécies arbóreas, enquanto que na secundária a proporção de plântulas arbóreas (47%) e não arbóreas (53%) foi similar. O crescimento em altura durante o período de 6 anos foi consideravelmente maior na floresta secundária que na não perturbada (P<0,05). Conclui-se que na floresta não perturbada o processo de sucessão está relativamente paralisado, enquanto que na floresta secundária este processo avança muito lentamente.
Palabras clave : Forest Disturbance; Forest Dynamics; Seedling Survival; Seedling Growth; Seedling Recruitment; Tropical Forest.











uBio 
