SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número5Uso múltiple y biodiversidad entre los mayas yucatecos (méxico)Marcadores aflp en la evaluación de la diversidad genética de variedades y líneas élites de arroz en venezuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

FERREIRA, Joilyneth  y  PORCO, Antonietta. Vacinas derivadas da análise dos genomas: vacinologia reversa. INCI [online]. 2008, vol.33, n.5, pp.353-358. ISSN 0378-1844.

Há mais de 200 anos a vacinação tem sido uma ferramenta muito efetiva na prevenção de enfermidades infecciosas; no entanto, os métodos convencionais têm falhado quando se trata de proporcionar com sucesso vacinas eficazes contra a maioria dos patógenos. Os avanços biotecnológicos recentes têm permitido a seqüenciação do genoma de numerosos microorganismos, revolucionando o enfoque no desenvolvimento de vacinas, onde a genômica entra a jogar um papel preponderante. Este novo enfoque foi denominado Vacinologia Reversa e começa pela análise das seqüências do genoma, mediante o uso de ferramentas de bioinformática que permitem identificar os antígenos mais prováveis a ser candidatos vacinais. Os candidatos são selecionados em função de sua predição como proteínas de superfície ou secretadas, para logo ser clonados, expressados e analisados para confirmar sua localização celular in vitro e, empregando modelos animais, avaliar sua imunogenicidade e capacidade protetiva. Esta metodologia foi empregada com sucesso por primeira vez com Neisseria meningitidis serogrupo B, abrindo o caminho para sua aplicação em outros patógenos de humanos como no Vírus da Imunodeficiência Humana, entre outros. Recentemente, esta nova metodologia tem sido utilizada para identificar candidatos vacinais contra o patógeno bovino Theileria parva. Descreve-se o uso potencial desta poderosa tecnologia na identificação de novos candidatos vacinais.

Palabras clave : Bioinformática; Genómica; Neisseria meningitidis; Vacunas; Vacunología Inversa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español