SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número10Potencial de produção de biomassa na população natural da ostra crassostrea rhizophorae, na lagoa grande de obispo, Golfo de Cariaco, VenezuelaEfeito de desenvolvimento e seca de sementes de physalis ixocarpa brot em germinaçáo, vigor e conteúdo de açucares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

MICHAN, Layla et al. Análise da sistemática atual NA américa LatinA. INCI [online]. 2008, vol.33, n.10, pp.754-761. ISSN 0378-1844.

Para ter uma visão regional do estado de desenvolvimento da sistemática na América Latina durante as últimas três décadas, se apresentam os resultados da análise cienciométrica, de 1976 a 2006, baseada em 11.185 documentos publicados sobre o tema em 411 revistas publicadas na região, obtidos da base de dados Periódica. Descreve-se o estado atual da disciplina na área, se expõe análises detalhadas sobre os artigos, países, principais linhas de estudos, grupos taxonômicos, temas, formato, tipo de documento, conteúdo, idioma e se contextualiza a informação. A produção especializada sobre sistemática publicada nas revistas locais foi notável e se manteve estável a partir dos anos 80, centrando-se principalmente no México, Brasil e Argentina. Os conteúdos foram publicados em espanhol primariamente e em forma de artigos. Versaram especialmente sobre taxonomia descritiva e se relacionaram com a ecologia, anatomia, histologia e biologia aquática. Os grupos mais representados foram os insetos e as angiospermas. Conclui-se com uma chamada de atenção para a necessidade urgente de sistematizar toda a literatura sobre sistemática dos táxons latino-americanos.

Palavras-chave : América Latina; Bibliometría; Ciencimetría; Historia reciente; Publicaciones; Sistemática; Taxonomía.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol