SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número7Análise de abundância, distribuição e tamanhos de tubarões capturados mediante pesca artesanal no parque nacional arquipélago los roques, Venezuela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

CONTASTI, Max  e  MATHEUS, Edgar. Procedimentos e fórmulas estatísticas para medir a influência herança/ambiente sobre caracteres métricos em populações humanas. INCI [online]. 2009, vol.34, n.7, pp.457-462. ISSN 0378-1844.

O objetivo deste trabalho consiste no estudo e a análise, desde o ponto de vista estatístico, dos diversos procedimentos e fórmulas propostos para calcular, nas populações humanas, a influência da herança/ambiente em algumas variáveis fenotípicas de tipo contínuo que se possam medir com uma precisão aceitável, tais como estatura, peso, pressão arterial e inteligência. Apresenta-se a análise das limitações mais relevantes na formulação estatística considerada e como, segundo os casos, tem sido corregidas as limitações observadas e gerado novos procedimentos de cálculo para minimizar essas limitações estatísticas e metodológicas. Desde o ponto de vista epistêmico e metodológico, até 1974 as investigações estiveram orientadas únicamente pelo enfoque genético, que calcula a influência da herança através do uso de dados obtidos de gêmeos ou de outros membros do grupo familiar. Posteriormente o ambiente começou a ser considerado como uma variável adicional para a formulação estatística na análise.

Palavras-chave : Ambiente; Estadística; Herencia; Metodología.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol