SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número7PCR Multiplex para detecção de staphylococcus aureus enterotoxigênicos isolados de alimentos de origem animal no sul do rio grande do sul, BrasilComparação dos sistemas da coleção da amostra para caracterização da biodiversidade de hyphomycetes aquáticos no rio de cúpira (la Cumaca, edo. Carabobo) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

AYALA-APONTE, Alfredo Adolfo; SERNA-COCK, Liliana  e  GIRALDO-CUARTAS, Carlos Julián. Efeito da agitação sobre a desidratação osmótica de pitaya amarela (selenicereus megalanthus s.) Empregando soluções de sacarose. INCI [online]. 2009, vol.34, n.7, pp.492-496. ISSN 0378-1844.

Estudou-se o efeito da agitação (180, 220, e 240rpm) sobre a perda de água e o ganho de açúcar en rodelas de pitaya desidratas osmoticamente, empregando soluções osmóticas de sacarose com dois níveis de concentração, 45 e 55°Brix. Adicionalmente, se determinou a porosidade da pitaya em estado fresco e desidratado osmoticamente, e se relacionou com os níveis de agitação. Os resultados mostraram que os níveis de agitação incidem significativamente sobre a perda de água, apresentando maior variação relativa para os tratamentos a 45ºBrix. O ganho de açúcar não apresentou diferenças significativas por efeito dos níveis de agitação. O anterior se explica pela baixa porosidade da pitaya em estado fresco (2,78 ±0,35%), que dificulta a entrada da molécula de sacarose na fruta. Os resultados sugerem que a desidratação osmótica se perfila como uma técnica de pre-tratamento apropriada para a pitaya amarela devido ao baixo ganho de sólidos durante o processo.

Palavras-chave : Agitación; Deshidratación Osmótica; Pitahaya; Sacarosa.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol