SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número7Comparação dos sistemas da coleção da amostra para caracterização da biodiversidade de hyphomycetes aquáticos no rio de cúpira (la Cumaca, edo. Carabobo)Monogeneos parasitos de peixes da lagoa las marites, ilha de margarita,Venezuela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

POGGIO, Carolina; LEAO, Zelinda  e  MAFALDA-JUNIOR, Paulo. Registro de branqueamento sazonal em siderastrea spp. Em poças intermareais do recife de guarajuba, Bahia, Brasil. INCI [online]. 2009, vol.34, n.7, pp.502-506. ISSN 0378-1844.

O fenômeno do branqueamento em corais é caracterizado pela despigmentação da colônia em conseqüência da desestabilização da relação simbiótica entre o coral e as zooxantelas, resultando em perda desses simbiontes e/ou dos seus pigmentos fotossintetizantes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar se o branqueamento das colônias do coral Siderastrea spp., observado nas poças intermareais do topo do recife de Guarajuba, ocorreu em função das variações sazonais da temperatura, salinidade e pH. A avaliação foi efetuada mediante análise da densidade das zooxantelas em amostras do coral coletadas no período de março de 2005 a março de 2006. Dentre os parâmetros analisados, a temperatura da água das poças foi o que variou mais significativamente. A densidade das zooxantelas foi maior nas colônias coletadas no mês mais frio (junho/05). Nos meses em que a temperatura da água das poças foi mais alta as contagens celulares foram baixas, evidenciando, assim, perda de zooxantelas.

Palavras-chave : Branqueamento de Coral; Guarajuba; Siderastrea spp; Zooxantelas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português