SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número9Características biológicas y morfológicas de hylesia paulex (lepidoptera: saturniidae) alimentadas con eucalyptus urophylla (myrtaceae)Características fisicoquímicas de soluciones acuosas con adyuvantes de uso agrícola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Interciencia

versión impresa ISSN 0378-1844

Resumen

MUJICA, María Virginia; GRANITO, Marisela  y  SOTO, Naudy. Importância do método de extração na quantificação de compostos fenólicos totais em Phaseolus Vulgaris L. INCI [online]. 2009, vol.34, n.9, pp.650-654. ISSN 0378-1844.

Estudou-se o efeito do tipo de solvente e da técnica de extração sobre a quantificação dos compostos fenólicos totais de uma amostra de Phaseolus vulgaris. Para isto foram avaliadas quatro técnicas de extração em metanol (agitação mecânica, agitador manual, sonicação e homogeneização-sonicação) e dois procedimentos de extração sequencial. Com as técnicas de extração metanólica obteve-se resultados significativamente diferentes, e o maior conteúdo de compostos fenólicos totais se obteve com a agitação mecânica. Ao comparar os seis procedimentos ensaiados, as concentrações de compostos fenólicos totais mais elevadas foram obtidas com a extração sequencial em água-NaOH 0,2N-metanol. Os resultados mostraram que a extração dos compostos fenólicos de P. vulgaris depende principalmente da técnica analítica e do tipo de solvente utilizado, e que a extração metanólica-hidrólise alcalina-extração com acetato de etilo é o método que permite uma melhor quantificação, por tanto pode ser recomendado seu uso para propósitos analíticos.

Palabras clave : Extraction Method; Phaseolus vulgaris; Total Phenolic Compounds.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés