Interciencia
versão impressa ISSN 0378-1844
Resumo
CASTILLO, Alicia et al. O bosque tropical seco em risco: Conflitos entre uso agropecuario, desenvolvimento turístico e provisão de serviços ecossistêmicos na Costa de Jalisco, México. INCI [online]. 2009, vol.34, n.12, pp.844-850. ISSN 0378-1844.
O bosque tropical seco (BTS) é um ambiente de alto valor ecológico e na região do Pacifico mexicano cobre extensas áreas. A Reserva da Biosfera Chamela-Cuixmala, Jalisco, México, protege pouco mais de 13000 ha deste ecossistema. Não há comunidades humanas dentro da reserva, mas na sua zona aledanha a maior parte das terras pertencem a camponeses ejidatarios, e na região colindante com o mar existem hoteis, casas de praia e oturas facilidades turísticas. Com o fim de estudar as relações entre a sociedade e o BTS, o presente trabalho analisa 1) aspectos da historia ambiental da região, 2) as visões dos camponeses sobre o uso e transformação deste ecossistema, e 3) as unidades turísticas e a provisão de serviços ecossisêmicos. Históricamente a região se povuou lentamente e os bosques tem sido vistos como ambientes difíceis para o trabalho produtivo. A repartição agrária e as políticas públicas tem sido os principais motores da transformação dos bosques. A pesar disto ainda existe uma cobertura florestal de 50-80% nas terras camponesas. O desenvolvimento turístico tem sido lento a pesar do alto potencial que se lhe tem dado desde faz décadas. A zona se encontra em risco devido a projetos turísticos de grande envergadura que podem ocasionar graves deterioros dos ecossistemas e de suas capacidades de prover serviços.
Palavras-chave : Actividades Agropecuarias; Bosque Tropical Seco; Conflictos Ambientales; Conservación; Desarrollo Turístico; Servicios Ecosistémicos.