Interciencia
versão impressa ISSN 0378-1844
Resumo
PIERINI, Jorge O e GOMEZ, Eduardo A. Previsão de marés no estuario de bahia branca, Argentina. INCI [online]. 2009, vol.34, n.12, pp.851-856. ISSN 0378-1844.
Durante os últimos anos, a disponibilidade de modelos oceânicos cada vez mais exatos têm aumentado em importância, por ser as marés o principal contribuinte para a disposição e movimento de traçadores, sedimentos e contaminantes, e por uma ampla variedade de aplicações em engenharia, observações ambientais, exploração e oceanografia. As marés podem ser prognosticadas mediante análise armônico, que é a superposição de funções sinusoidais com amplitudes e frequências determinadas em uma análise local de registros maregráficos. Entretanto, a exatidão das previsões do nível da maré pelo método armônico não pode obter-se sem um grande número de medições. Neste trabalho se apresenta uma aplicação do método propagação para atrás (back-propagation) de redes neuronais empregando dados de curto e de longo prazo. Para medir a precisão do presente modelo se utilizam medições de nível de maré correspondentes ao Puerto Ingeniero White, na parte interna do estuario de Bahia Branca, Argentina. A comparação com métodos armônicos convencionais indica que as redes neuronais empregando back-propagation também predizem eficientemente os níveis de marés a longo prazo.
Palavras-chave : Artificial Neural Networks; Bahia Blanca Estuary; Harmonic Analysis; Prediction; Sea Level; Time Series Analysis.