SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número12Aproximação multimétrica à avaliação da qualidade da agua em bacias com diferentes níveis de intervenção antrópicaPadrão de variação axial e radial do peso específico na madeira de erisma uncinatum warm índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interciencia

versão impressa ISSN 0378-1844

Resumo

AGUIRRE-BASTOS, Carlos  e  GUPTA, Mahabir P. Políticas de ciência, tecnologia e inovação na América Latina: Funcionam?. INCI [online]. 2009, vol.34, n.12, pp.565-872. ISSN 0378-1844.

Todos os países da América Latina e o Caribe (ALC) tem definido e implementado políticas de ciência, tecnologia e inovação (CTI) com diferentes graus de êxito e dentro de três modelos econômicos, "substituição de importações", "liberalização e privatização", e mais recentemente em alguns países "socialismo do século XXI". Enquanto que as políticas de CTI estavam sendo adotadas e implementadas dentro de tais modelos, a taxa de câmbio tecnológico acelerou grandemente e ocorreram mudanças no processo de inovação, passando de um modelo linear a um não linear e evolucionando para um modelo "aberto". Tais mudanças induziram uma crescente complexidade nos sistemas nacionais de inovação e apresentam novos desafios à elaboração de políticas de CTI. As políticas adotadas permitiram avanços significativos, evidenciados por indicadores existentes; entretanto, a região de ALC como um todo esta atrás de outras regiões. Numerosos estudos têm analisado esta situação, e mais recentemente, no contexto de um projeto auspiciado pelo IDRC, o presente estudo realizou uma pesquisa entre antigos e presentes líderes de CTI, para realizar uma análise em profundidade sobre a efetividade e impacto das políticas públicas de CTI. As respostas mostram as conquistas e os problemas que o desenvolvimento da CTI enfrenta em ALC. A insatisfação existente com a aplicação do processo de liberalização e outras reformas econômicas dos 1990’s convocam a uma nova agenda de desenvolvimento, que deve incluir a CTI para ser exitosa. Isto requer, por sua vez, novas condições e regras de governabilidade, em particular a definição de políticas, de tal maneira que a CTI seja estimulada e guiada pela busca de soluções aos desafíos sociais e econômicos existentes, considerando a crescente complexidade dos sistemas de inovação.

Palavras-chave : Innovation; Innovation Systems; Latin America and The Caribbean; LAC; Science; STI Policy; Technology.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês