SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número75Soror Juana Inés de la Cruz e a importância do acto de saberMulher, infância e autobiografia em Cuadernos deInfancia, de Norah Lange índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Letras

versão impressa ISSN 0459-1283

Resumo

PEREZ TERAN, Josefa  e  BARRERA LINARES, Luis. Estratégias pragmático-discursivas e critérios epistemológicos em livros de leitura para o primeiro ano. Letras [online]. 2007, vol.49, n.75, pp.92-130. ISSN 0459-1283.

O propósito deste artigo é o de difundir uma investigação que teve como objectivo interpretar a utilização de estratégias pragmático-discursivas e critérios epistemológicos presentes nalguns livros de leitura para o primeiro ano. Procurou-se identificar tais estratégias e critérios, para além de analisar o seu emprego neste tipo de livros, tendo como base a metodologia da Análise do Discurso, de acordo com Wodak e Meyer (2003), Charaudeau (2001) e Van Dijk (1996). Delimitaram-se categorias como: (a) o uso de termos e de lexias textuais; (b) a teoria psicológica na qual se sustenta o autor e que põe em prática no desenvolvimento dos conteúdos; (c) a apresentação de instruções. Nos resultados constatou-se que os livros de leitura são o reflexo da época em que foram escritos. Abundam em valores e crenças dirigidas aos leitores. E chegam a funcionar como macro-textos, uma vez que abordam uma diversidade de saberes que permitem que o leitor adquira um conhecimento geral sobre outras noções elementares, à parte da leitura.

Palavras-chave : estratégias pragmático-discursivas; critérios epistemológicos; livros de leitura.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês | Italiano | Alemão     · texto em Espanhol