SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número78Claves de urbanización y cambio discursivo en la novela y ensayo venezolanos, 1960-19801Tiempo y memoria. Representaciones de/desde lo femenino En una novela de Ana Pizarro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Letras

versión impresa ISSN 0459-1283

Resumen

PACHECO, Carlos. Ednodio Quintero: do microconto ao romance em miniatura. Letras [online]. 2009, vol.51, n.78, pp.183-217. ISSN 0459-1283.

A obra de Ednodio Quintero desdobra praticamente toda a gama das formas discursivas da narrativa de ficção. Neste artigo estudamos as suas formas breves: o microconto, o miniconto, o conto breve e extenso, enquanto que deixamos para indagações ulteriores formas mais extensas como o romance curto e o romance pleno. A aproximação é ao mesmo tempo panorâmica, cronológica e comparativa. A partir de propostas conhecidas da teoria do conto, considerase de preferência os diversos e bem sucedidos equilíbrios que se produzem nas várias modalidades narrativas da ficção breve quinteriana entre a extensão e a intensidade dos relatos. Aproveitase para isso a circunstância de que o autor tem realizado modificações para comprimir e, mais frequentemente, para expandir algumas das suas criações e tem publicado as novas versões. O artigo analisa também a forma como se vai construindo - e, em seguida, autorelativizando - um espaço narrativo rural característico dos Andes que se torna consubstancial aos seus protagonistas e que se manifesta através do seu reiterado regresso, geográfico e/ou imaginário, à região da infância.

Palabras clave : Ednodio Quintero (1947); teoria do conto; conto venezuelano.

        · resumen en Español | Inglés | Francés | Italiano     · texto en Español     · Español ( pdf )