SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Evaluación de la mucosa gástrica en caballos pura sangre de carrera medicados con antiinflamatorios no esteroideos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Archivos Venezolanos de Farmacología y Terapéutica

versión impresa ISSN 0798-0264

Resumen

MORALES, Abelardo et al. Hypertrophic cardiopatia e induzida pelo exercício pulmonar hemorragia eqüinos da raça um estudo de pós-morte. AVFT [online]. 2015, vol.34, n.3, pp.35-39. ISSN 0798-0264.

O objetivo deste estudo foi descrever a cardiomiopatia hipertrófica ocorre em conjunto com o exercício hemorragia pulmonar induzida em eqüinos da raça na pista de corrida nacional “La Rinconada”, Caracas, Venezuela. O estudo incluiu 26 eqüinos puro-sangue, dos quais 20 eram do sexo masculino e seis do sexo feminino, com 2-4 anos de idade. Todos os cavalos tiveram episódios anteriores de hemorragia pulmonar induzida por exercício e não tinham sinais clínicos compatíveis com cardiomiopatia, e tinha uma necropsia de diagnóstico de rotina. Amostras de tecido do coração e os pulmões e outros órgãos foram fixadas, preparadas e coradas com Hematoxilina e Eosina (H & E) e corante especial Prussian Blue, por microscopia de luz. Em todos os casos de necropsia revelou cardiomiopatia hipertrófica, hipertrofia concêntrica do ventrículo esquerdo, especificamente, com obliteração grave do lúmen do ventrículo esquerdo. Não havia doenças valvares ou endocardite mural ou válvulas. O diâmetro médio da parede do ventrículo esquerdo foi de aproximadamente ± 9,20 centímetros (DS: ± 0,925). A espessura da parede do ventrículo esquerdo foi de, em média, ± 6,19 centímetros (DS: ± 0,409). Coração de peso foi de ± 5,11 (DS: ± 0,530). Lesão histológica revelou congestão, edema e hemorragia intra-alveolar e intersticial pulmonar agudo por ruptura das arteríolas brônquica focais, repleto de efusão de sangue vermelha. O corante especial azul da Prússia foi positivo para hemosiderophages em todos os casos estudados. Microscopicamente há desorganização das fibras, cardiomiócitos hipertrofiados e alguns fibrose. As fibras cardíacas aumentam em largura, aumento de núcleos de tamanho. Em conclusão estes resultados sugerem uma estreita relação entre a evolução da hemorragia pulmonar induzida por exercício associadas a cardiomiopatia hipertrófica concêntrica ventricular em cavalos puro-sangue.

Palabras clave : Cardiomiopatia; EIPH; HCV; patologia; puro- sangue.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés