SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Perfil de flavonoides e índices de oxidación de algunos propóleos colombianosEvaluación de tres dietas con diferente contenido proteico en el cultivo de postlarvas del langostino de río Macrobrachium rosenbergii índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Zootecnia Tropical

versión impresa ISSN 0798-7269

Resumen

CLAUDEMIR, Martins Soares; HAYASHI, Carmino; FIGUEIREDO LACERDA, Carlos Henrique  y  GALDIOLI, Eliana Maria. Níveis de proteína bruta e suplementação com levedura "Spray Dried" em rações associados a adubação orgânica no cultivo de alevinos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Zootecnia Trop. [online]. 2007, vol.25, n.2, pp.103-110. ISSN 0798-7269.

Objetivou-se avaliar o uso de rações com diferentes teores de proteína bruta (PB) associado a inclusão de levedura desidratada (LD) e adubação no cultivo de alevinos de tilápia do Nilo. Foram utilizados 480 peixes (2,19±0,29g), em um delineamento em blocos casualizados com doze tratamentos e quatro repetições. As rações tinham 27, 30 e 33 % de PB com ou sem LD (6%), sendo estas empregadas em tanques com ou sem adubação. Os peixes submetidos a rações com 30 e 33% de PB sem LD e os com 33% de PB com LD em tanques adubados apresentaram valores de peso final superiores aos dos alimentados com 27 e 30% de PB com ou sem LD em tanques sem adubação. Os peixes que receberam rações com 30 e 33% de PB sem LD apresentaram melhores índices de conversão alimentar que os que receberam rações com 27% de PB em tanques sem adubação. Os tratamentos com rações com 27 ou 30% de PB em tanques com adubação levaram os valores de peso final médio e conversão alimentar similares aos tratamentos com 33% de PB em tanques não adubados. Houve aumento linear dos valores de peso final e taxa de eficiência protéica em função dos níveis de PB na ração em tanques adubados e sem adubação. O uso de adubação com o emprego de rações com os mesmos teores de PB possibilitaram melhores valores de peso final, conversão alimentar e taxa de eficiência protéica dos peixes. Os peixes criados em tanques adubados tiveram melhores valores de peso final, conversão alimentar e taxa de eficiência protéica, enquanto a presença de LD não afetou estes parâmetros. Conclui-se que o uso de adubação possibilita a redução da proteína dietária para alevinos de tilápia do Nilo.

Palabras clave : adubação; levedura desidratada; fontes protéicas; Oreochromis niloticus; tilápia do Nilo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués