SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número25A saudade na narrativa das diásporas caribenhasDiscursos e contradiscursos: Caliban, Caliban. Temas da resistência e da negritude índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Núcleo

versão impressa ISSN 0798-9784

Resumo

GARCIA CALDERON, Ángeles. Controvérsias de fe na Inglaterra vitoriana: as obras de Newman, Clough e Arnold. Núcleo [online]. 2008, vol.20, n.25, pp.261-288. ISSN 0798-9784.

O presente trabalho tem por objetivo analisar as convulsões e as controvérsias religiosas que aconteceram durante a era vitoriana, que levaram a uma liberação dos costumes dos ingleses, nas obras de três das figuras mais importantes da época. Esses três autores fazem parte do denominado “Oxford Movement”, iniciado no “Oriel College”, no qual se destacou um dos seus fundadores, o futuro cardeal da Igreja de Roma, John Henry Newman. Estava incluída não só esta personagem, mas também a de outros dois autores vinculados com estas controvérsias: Arthur Hugh Clough e Matthew Arnold, muito conhecidos por sua perspicaz crítica social e religiosa.

Palavras-chave : religião; literatura; poesia traduzida.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol