SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número27Cortesía y cultura: Traducir la (des)cortesíaPeculiaridades del lenguaje corporativo. Informe de caso: Ppfizer Venezuela, S.A índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Núcleo

versión impresa ISSN 0798-9784

Resumen

GUTIERREZ-RIVAS, Carolina. Estudo exploratório sobre a construção da violência de gênero nas letras de músicas do reggaeton interpretado por mulheres. Núcleo [online]. 2010, vol.22, n.27, pp.49-70. ISSN 0798-9784.

O seguinte estudo exploratório pretende mostrar que alguns elementos linguísticos utilizados nas letras das músicas do estilo musical denominado reggaeton interpretado por mulheres incitam à violência de gênero de formas, possivelmente, imperceptíveis para o público em geral. Mediante uma análise qualitativa de algumas músicas das seguintes cantoras de reggaeton: Adassa, Glory, Loma e Ivy Queen, fazendo ênfase na figura retórica da metáfora e nos conceitos de “negação da agência” e “poluição da agência”, pode-se concluir que a linguagem utilizada no reggaeton pode afetar a inteireza moral e a imagem da mulher, considerada uma entidade social racional, autônoma e respeitável.

Palabras clave : violência de gênero; metáforas; (auto)negação da agência; (auto)poluição da agência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )