SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número27A ver si nos perdemos: La construcción a ver si en la historia del españolLiteratura medieval Francesa: La controversia en torno al término Roman y la influencia de la obra de Chrétien de Troyes en su evolución índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Núcleo

versión impresa ISSN 0798-9784

Resumen

BERNAL, Reygar. O eu e os outros: dialética de conciliação em dois poemas de Derek Walcott. Núcleo [online]. 2010, vol.22, n.27, pp.115-131. ISSN 0798-9784.

O presente estudo é uma análise dos poemas “Ruins of a Great House” e “Verandah”, do poeta caribenho Derek Walcott. O intuito desta análise é observar como o poeta consegue criar um conceito de identidade do eu caribenho em relação aos outros. Para isso, ele recorre à desconstrução dos textos, segundo os enfoques de Jonathan Culler (2000) e de Barbara Johnson (1980) e a uma dialética de conciliação. O contraste entre as oposições binárias existentes nos poemas evidencia, no final, um ponto médio onde o eu e os outros se tornam um nós. Os textos selecionados são per se uma aplicação de desconstrução que faz Walcott a sua própria identidade. Finalmente, as conclusões abrangem uma breve comparação entre o sujeito caribenho conciliador, proposto por Walcott em seus poemas, e as imagens do colonizador branco e as do escravo negro existentes na obra de Saint-John Perse e Aimé Césaire, respectivamente, a fim de reinserir as três personagens no decorrer histórico do nós caribenho.

Palabras clave : identidade; Caribe; desconstrução; decorrer histórico; poesia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )