SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número27Literatura medieval Francesa: La controversia en torno al término Roman y la influencia de la obra de Chrétien de Troyes en su evoluciónEstudio comparativo de traductores automáticos en línea: Systran, reverso y google índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Núcleo

versión impresa ISSN 0798-9784

Resumen

MASELLO, Laura. Entre a língua francesa e os crioulos: poética caribenha. Núcleo [online]. 2010, vol.22, n.27, pp.155-185. ISSN 0798-9784.

A problemática da língua e suas implicações descentralizadoras no campo literário constituem o grande desafio inicial dos teóricos e escritores das Antilhas cuja língua é o francês. Como a problemática lingüística passou também para o discurso e que posição adotaram os escritores diante dos modelos literários metropolitanos franceses? No presente trabalho, tomo como desenho teórico a obra de Édouard Glissant que, entre outras ideias, propõe levar o conceito linguístico de crioulização para o âmbito cultural e literário por ser uma metáfora da apropriação e por atualizar o debate no referente à dívida estética existente com os modelos europeus. Considerando que, na crioulização, a miscigenação é vista como um processo de resultados fundamentalmente imprevisíveis, cujo símbolo é a língua crioula, a poética glissantiana cria o conceito de Relação no tocante ao multilinguismo da região, à dialética entre o oral e o escrito, a disputa entre os gêneros literários. Para demonstrar isto no campo literário, escolhemos exemplos de um corpus constituído por obras escritas e publicadas a partir do final da década de 80 na Guadalupe e na Martinica.

Palabras clave : debate antilhano; língua francesa; crioulização literária.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )