SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número30Drácula: de herói a tiranoPanorama geral do tradutor e intérprete oficial na Colômbia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Núcleo

versão impressa ISSN 0798-9784

Resumo

VARGAS ALVAREZ, Pedro Luis. Campos interligados: política e campo literário em Estrella distante, de Roberto Bolaño. Núcleo [online]. 2013, vol.25, n.30, pp.149-164. ISSN 0798-9784.

No presente trabalho tenho o intuito de analisar a forma em que, no romance Estrella distante, de Roberto Bolaño, são representados os vínculos entre a política e a estética sendo eles fundamentais para entender o funcionamento do campo literário chileno da ditadura de Augusto Pinochet. É importante destacar que neste romance aparecem implicações em relação a uma proposta estética vanguardista, cujo propósito é fazer a apoteose da guerra e da morte escrevendo e criando na parte artística uma nova ordem do campo que replica e justifica esteticamente a nova ordem da nação. Nesse sentido, o projeto de escritura bárbara que aparece no romance é, em um tempo, a escritura de umas novas regras da arte e de umas novas regras da ordem político-social, estabelecidas pela ameaça permanente da guerra e da morte.

Palavras-chave : política; campo literário; vanguarda; regras da arte.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )