Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Similares em SciELO
Compartilhar
Paradígma
versão impressa ISSN 1011-2251
Resumo
VILELA MENDONCA PINTO COELHO, Maria Aparecida e LUCCHESI DE CARVALHO, Dione. O estudo do discurso em educação matemática: a problematização de significados hegemônicos sobre resolução de problemas. Paradìgma [online]. 2006, vol.27, n.2, pp.253-276. ISSN 1011-2251.
A perspectiva de resolução de problemas com a qual trabalhamos neste artigo tem como foco as significações coletivamente produzidas em relações discursivas de professores de Matemática, consideradas como a interação dialética entre psiquismo e ideologia. Inicialmente pensávamos que o aporte teórico vygotskyano nos permitiria apenas analisar o material empírico produzido nas relações dialógicas dos professores em reuniões pedagógicas e identificar a reprodução dos discursos hegemônicos e a adesão maior a um ou a outro. Todavia este referencial nos permitiu ir além, até mesmo analisar a problematização das concepções contidas nesses discursos. No processo de análise pudemos perceber mudanças nas concepções dos professores sobre resolução de problemas, o que nos levou a inferir sobre a importância de um grupo para reflexões sobre as práticas pedagógicas e o conseqüente processo de constituição profissional dos professores participantes. Podemos reconhecer, referendados em Backtin, o papel central do outro na produção das significações que se realizam em um processo contínuo de construção
Palavras-chave : Significação em Educação Matemática; Problematização; Sentidos e Significados em Educação Matemática; Resolução de Problemas no Ensino de Matemática.