SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Alternativas para el control de hongos postcosecha en naranjas valencia (Citrus sinensis)Seroprevalencia de la infección por Trypanosoma cruzi en la población rural de Miraflores, estado Monagas: Estabilidad y diferencia de reactividad de epimastigotes fijados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de la Sociedad Venezolana de Microbiología

versão impressa ISSN 1315-2556

Resumo

C. DA SILVA, Josy et al. Atividade antimicrobiana de espécies de Penicillium mantidas sob duas condições de preservação. Rev. Soc. Ven. Microbiol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp.48-54. ISSN 1315-2556.

Neste trabalho foi investigada a viabilidade e atividade antimicrobiana de 60 Penicillium spp. preservados sob óleo mineral e água destilada esterilizada. Os fungos foram reativados em meios de cultura seletivos e autenticados conforme as características macro e micromorfológicas. A atividade antimicrobiana foi determinada pela técnica do bloco de gelose e bioautografia contra bactérias Gram positivas, bactérias Gram negativas, leveduras e Mycobacterium smegmatis. A viabilidade das culturas correspondeu a 46,7% para os preservados em água destilada e 43,3% para os preservados sob óleo mineral. Os testes de atividade antimicrobiana em meio sólido revelaram que Staphylococcus aureus e Candida albicans foram os mais susceptíveis aos compostos bioativos enquanto que Escherichia coli e Mycobacterium smegmatis, os mais inativos. Por bioautografia está demonstrando a atividade antimicrobiana dos constituintes químicos das espécies de Penicillium, resultado que abre novas possibilidades para identificação de compostos com potencial antifúngico e antibacteriano.

Palavras-chave : Penicillium; preservação; viabilidade; atividade antimicrobiana.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português