SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Prevalencia de coccidios intestinales en niños pre-escolares de San Félix, VenezuelaDesempeño de estuches comerciales para el diagnóstico serológico de las hepatitis virales B y C en poblaciones yanomami y piaroa del estado Amazonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de la Sociedad Venezolana de Microbiología

versão impressa ISSN 1315-2556

Resumo

DELLEON SILVA, Hugo; RODRIGUES MELO, Murilo; ANUNCIACAO, Carlos Eduardo  e  GARCIA-ZAPATA, Marco Tulio Antonio. Avaliação de métodos de concentração e detecção molecular de adenovírus em águas não tratadas - uma metanálise. Rev. Soc. Ven. Microbiol. [online]. 2010, vol.30, n.1, pp.65-71. ISSN 1315-2556.

Metodologias moleculares baseadas em PCR têm sido utilizadas para detectar adenovírus (AdVs) em amostras ambientais. É consenso entre os pesquisadores que estas metodologias oferecem vantagens sobre os métodos tradicionais de isolamento viral por cultura celular, sendo mais sensíveis, específicas e propiciando menor tempo de diagnóstico; contudo, há divergências em relação ao método de concentração viral a ser utilizado em amostras ambientais. Assim sendo, realizou-se uma metanálise com o intuito de responder aos questionamentos concernentes à eficácia do uso de três metodologias de concentração viral associadas à detecção molecular de AdVs em amostras de águas não tratadas, para a qual foram selecionados 33 estudos. Concluiu-se que: a) PCR não deve ser o método de escolha para detectar AdVs em amostras ambientais, devendo-se priorizar qPCR ou Nested-PCR; b) para detectar AdVs em amostras de rios ou lagos, a metodologia de escolha deve ser a associação entre ultracentrifugação e Nested-PCR; c) é aconselhável utilizar associação entre microfiltração em membrana, ultrafiltração e qPCR para detectar AdVs em amostras de esgotos tratados e não tratados. Estudos adicionais são necessários para avaliar os métodos que foram empregados em um único estudo e/ou com número escasso de amostras.

Palavras-chave : adenovírus; águas não tratadas; concentração; metanálise; PCR.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português