SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Validación del inóculo por densitometría para las pruebas de susceptibilidad a los antifúngicos en especies del género FusariumUso del cultivo en el diagnóstico de Blastocystis sp. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de la Sociedad Venezolana de Microbiología

versão impressa ISSN 1315-2556

Resumo

SILVA BARBEDO, Leonardo et al. Etiologia dos casos de candidíase cutânea atendidos no serviço de micologia da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Rev. Soc. Ven. Microbiol. [online]. 2013, vol.33, n.1, pp.53-59. ISSN 1315-2556.

Neste trabalho foram estudadas 64 amostras oriundas de 56 pacientes com suspeita clínica de candidíase cutânea, coletadas de novembro de 2008 a agosto de 2009, no serviço de Diagnóstico Micológico Humano e Veterinário do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Foram isoladas espécies de Candida em 58 amostras de 51 pacientes, trinta e oito mulheres e treze homens, com a seguinte distribuição: 15 C. parapsilosis, 11 C. famata, 9 C. albicans, 7 C. haemulonii, 5 C. ciferrii, 4 C. guilliermondii, 4 C. lipolytica e 3 C . tropicalis. As onicomicoses representaram mais de 75% das manifestações clínicas. Nos casos em que não foi Candida isolada como o agente etiológico, foram identificados dois Cryptococcus laurentii, um Trichosporon mucoides e um Trichosporon asahii. Este trabalho é uma contribuição para o entendimento da etiologia de candidíase cutânea no serviço de Micologia da Universidade Federal Fluminense.

Palavras-chave : candidíase cutânea; identificação laboratorial; Candida parapsilosis; Candida famata; Candida albicans.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português