Revista de la Sociedad Venezolana de Microbiología
versão impressa ISSN 1315-2556
Resumo
SILVA BARBEDO, Leonardo et al. Etiologia dos casos de candidíase cutânea atendidos no serviço de micologia da Universidade Federal Fluminense, Brasil. Rev. Soc. Ven. Microbiol. [online]. 2013, vol.33, n.1, pp.53-59. ISSN 1315-2556.
Neste trabalho foram estudadas 64 amostras oriundas de 56 pacientes com suspeita clínica de candidíase cutânea, coletadas de novembro de 2008 a agosto de 2009, no serviço de Diagnóstico Micológico Humano e Veterinário do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense. Foram isoladas espécies de Candida em 58 amostras de 51 pacientes, trinta e oito mulheres e treze homens, com a seguinte distribuição: 15 C. parapsilosis, 11 C. famata, 9 C. albicans, 7 C. haemulonii, 5 C. ciferrii, 4 C. guilliermondii, 4 C. lipolytica e 3 C . tropicalis. As onicomicoses representaram mais de 75% das manifestações clínicas. Nos casos em que não foi Candida isolada como o agente etiológico, foram identificados dois Cryptococcus laurentii, um Trichosporon mucoides e um Trichosporon asahii. Este trabalho é uma contribuição para o entendimento da etiologia de candidíase cutânea no serviço de Micologia da Universidade Federal Fluminense.
Palavras-chave : candidíase cutânea; identificação laboratorial; Candida parapsilosis; Candida famata; Candida albicans.