SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1La sociología fenomenológica como fuente epistemológica de los imaginarios socialesEl proyecto educativo integral comunitario: un instrumento para la promoción de la participación del docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Investigación y Postgrado

versión impresa ISSN 1316-0087

Resumen

NUNEZ, Jesús. A educação rural venezuelana nos imaginários dos docentes. Investigación y Postgrado [online]. 2011, vol.26, n.1, pp.91-128. ISSN 1316-0087.

Esta pesquisa teve como objetivo mostrar nos docentes os processos relacionados com a pertinência sociocultural da educação rural a partir de seus imaginários sociais, no sistema educacional do estado Táchira (Venezuela). O estudo está baseado no paradigma postpositivista por ter utilizado a metodologia qualitativa (método Hermenéutico-Dialético) para a abordagem da realidade. Como resultado do processo de redução e categorização dos dados qualitativos surgiram cinco (5) categorias: Visão da Educação Rural, Finalidade da Educação Rural, Necessidades Educacionais, Formação Docente e Currículo para a Educação Rural. Evidenciou-se um claro contraste entre as políticas do Estado Docente por terem implantado nas escolas rurais um currículo de “tipo único” na educação básica venezuelana, em relação aos imaginários presentes nos professores rurais, que consideram a necessidade de criar e aplicar um currículo específico para a educação rural.

Palabras clave : educação rural; professores rurais; imaginários sociais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )