SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número45Proceso educativo en museos de arte venezolanos: Interacción arte-currículoEstructura y base conceptual del diseño curricular del sistema Educativo Bolivariano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Educere

versión impresa ISSN 1316-4910

Resumen

LOPEZ BOHORQUEZ, Alí Enrique. Estabelecimento das primeiras universidades na Venezuela (séculos XVII e XIX). Educere [online]. 2009, vol.13, n.45, pp.385-398. ISSN 1316-4910.

A Venezuela contou durante o período colonial apenas com um instituto de educação superior: a Universidade de Caracas, estabelecida em 1721. Oitenta e nove anos depois, em 1810 a Junta Superior Gobernativa de Mérida criou a Real Universidad de San Buenaventura de Mérida de los Caballeros, pelo qual pode se considerar a primeira universidade republicana venezuelana e da Hispano - América. Conformada a república em 1830, após a separação da Venezuela da Colômbia, começou-se um processo de solicitação para o estabelecimento de outras universidades no país; não obstante, foi em 1891 e 1892 quando foram estabelecidas a Universidad del Zulia e a Universidad de Carabobo, respectivamente. As duas primeiras instituições tiveram seu origem nos Colégios Seminários de Caracas e Mérida; entanto as duas últimas emergiram dos Colégios Nacionais que funcionavam em Maracaibo e Valencia, sem uma continuidade histórica entre esses institutos, eclesiásticos ou seculares, e as referidas universidades. Além de expor-se o processo de fundação delas, este artículo tem o objetivo de contrastar o acontecido com a Universidad de Mérida.

Palabras clave : Venezuela; universidades; Caracas; Mérida; Maracaibo; Valencia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )