Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Citado por SciELO
Accesos
Links relacionados
Similares en SciELO
Compartir
Educere
versión impresa ISSN 1316-4910
Resumen
LEON SALAZAR, Aníbal Ramón. Estrutura e base conceitual do desenho cunicular do sistema Educativo Bolivariano. Educere [online]. 2009, vol.13, n.45, pp.399-414. ISSN 1316-4910.
Este trabalho começa, através da análise de conteúdo, o estudo da proposta de desenho curricular do Sistema Educativo Bolivariano apresentada para discussão pública em setembro de 2007 pelo Executivo Nacional. Este desenho vai subministrar o currículo básico nacional de 1997-98. A análise descobre um conjunto de categorias que fazem parte do conteúdo da proposta: fins e começos, objetivo, estrutura e delimitação do Sistema Educativo Bolivariano, estrutura, e base conceitual: os conceitos de educação, conhecimento e aprendizagem, sociedade; o ser humano, a criança e o adolescente; formação da consciência; a idéia de mudança e transformação, o velho e o novo. Esta proposta constrói-se sobre os discursos de Simón Bolívar, análise e posturas de Simón Rodríguez, proclamações de Ezequiel Zamora; propostas e reflexões de Prieto Figueroa e Belén Sanjuán. Propõe-se a procura do autóctone, as raízes étnica e cultural do país e de novas formas de educação, nas quais o estudante assume protagonismos importantes, virando centro de atenção do desenho das experiências de aprendizagem.
Palabras clave : Sistema Educativo Bolivariano; estrutura; desenho curricular; conhecimento; aprendizagem; reforma; Transformação.