SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número45Estructura y base conceptual del diseño curricular del sistema Educativo BolivarianoLa inteligencia exitosa en la primera infancia: Aproximaciones desde el contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Educere

versión impresa ISSN 1316-4910

Resumen

CARICOTE AGREDA, Esther A. A saúde sexual na adolescência tardia. Educere [online]. 2009, vol.13, n.45, pp.415-425. ISSN 1316-4910.

A sexualidade constitui um aspecto legítimo para o desenvolvimento do adolescente. É necessário colocar a necessidade de que os adolescentes sejam apoiados pelo mundo adulto para atingir um desenvolvimento pleno e harmonioso de sua saúde sexual. O objetivo desta pesquisa foi estimular a participação dos adolescentes em etapa tardia (17-19 anos de idade), na promoção de sua saúde sexual. A pesquisa está baseada no paradigma qualitativo, matriz epistêmica fenomenológica cujo método, a investigaçãoação participante, permitiu a realização de oficinas vivenciais sobre crescimento pessoal, educação sexual e educação em valores, com sete adolescentes de ambos os sexos durante o período janeiro-abril de 2006. As técnicas qualitativas de colheita da informação se basearam em entrevistas abertas, observação participante e discussão grupal. Resultados: os descobrimentos permitiram afirmar que os/as adolescentes possuem informação sexual insuficiente e deformada que não se traduz em comportamentos preventivos e saudáveis em suas práticas sexuais. Conclusões: existe um sistema de crenças sobre estereótipos de gênero e uma desinformação sexual, que fazem parte dos padrões sócio-culturais nos participantes da pesquisa.

Palabras clave : adolescência; saúde sexual; investigação-ação participante.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )