SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Solución de problemas: una estrategia para la evaluación del pensamiento creativoEl zoon tecnologi.com ante el fenómeno de la conservación y difusión del patrimonio cultural: el caso del Archivo Naval del Mediterráneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


SAPIENS

versión impresa ISSN 1317-5815

Resumen

ROJAS CAMPOS, Carlos E  y  TINEO DEFFITT, Evelina. Estratégias de aprendizagem utilizadas pelos estudantes venezuelanos nas aldeias universitárias. SAPIENS [online]. 2010, vol.11, n.1, pp.127-144. ISSN 1317-5815.

Este estudo teve como objetivo identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do sexto semestre, secção B, o Programa de Formação de Graduação de Estudos Jurídicos da Aldeia Universitária "Andrés Bello". Ela consistia de uma investigação de campo. Para a coleta de dados foi um questionário de perguntas abertas, cujas respostas foram analisadas utilizando análise de conteúdo. As categorias identificadas foram: a aprendizagem cooperativa, estratégias de aprendizagem de ensaio, análise, esclarecimentos, organizacional, emocional e monitoramento da compreensão, além das estratégias metacognitivas. Os resultados indicam a superioridade da aprendizagem cooperativa, completada com a aprendizagem de várias e estratégias metacognitivas e, em conjunto com a participação do professor como mediador, pode ajudar a promover a autonomia na sua formação e uma maior utilização desses alunos. Revela a importância da aprendizagem cooperativa como um recurso valioso para uso na faculdade.

Palabras clave : estratégias de aprendizagem; a aprendizagem cooperativa; estratégias metacognitivas; aldeia universitária.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )