SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Investigação, cidadania e educação superiorA crise humana como uma crise na formação de valores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


SAPIENS

versão impressa ISSN 1317-5815

Resumo

CALDEVILLA DOMINGUEZ, David. O EEES em Espanha: uma reforma para além da universidade. SAPIENS [online]. 2010, vol.11, n.2, pp.17-22. ISSN 1317-5815.

A educação superior da União Européia assume, desde o curso académico 2010-2011, a responsabilidade de homogeneizar os planos de estudo e os métodos de avaliação, com o fim de que os futuros titulados disponham de uma cualificación reconhecida de maneira equivalente em todos os países membros. Para isso, se desenvolveu um ambicioso processo conhecido como ‘Plano de Bolonha’ (EEES, ou Espaço Europeu de Educação Superior), que estende o sistema educativo universitário anglosajón ao território europeu continental. As principais novidades que este modelo incorporará ao sistema educativo espanhol seguem três linhas: a viragem do peso educativo do docente ao aluno, a incorporação da empresa privada ao processo de formação do alumnado, e o emprego universal das novas tecnologias da informação e a comunicação ao desenvolvimento quotidiano das classes. Reflexionamos neste artigo, em primeiro lugar, sobre a pertinencia desta reforma; também sobre como se enfrenta um sistema educativo como o espanhol à cada uma das três linhas de reforma; e, em último lugar, exporemos as particularidades da cultura social e educativa espanhola que ficaram fora do alcance do ‘Plano de Bolonha’, e que nos parecem essenciais para chegar a uma verdadeira homogeneización em matéria formativa, e também social.

Palavras-chave : Bolonha; educação superior; EEES; ECTS e Universidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )