SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14Prevalencia de papiloma oral en niños brasileños: un estudio retrospectivo de lesiones biopsiadasNivel de conocimiento y actitud de los profesores de educación infantil y primaria sobre el manejo de los traumatismos dentales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista de Odontopediatría Latinoamericana

versión On-line ISSN 2174-0798

Resumen

D’AMORE, Sofía et al. Anormalidades dentárias em pacientes pediátricos de Kavanayén, Bolívar - Venezuela. Rev Odontoped Latinoam [online]. 2024, vol.14, e-234637.  Epub 02-Abr-2025. ISSN 2174-0798.  https://doi.org/10.47990/xfw0e849.

Introdução:

As anomalias dentárias resultam de alterações na odontogênese, gerando variações em tamanho, forma, estrutura ou número de dentes, sendo mais prevalentes na dentição permanente.

Objetivo:

Descrever as alterações dentárias de forma, número e erupção dentária em crianças e adolescentes da população indígena Pemón - Arekuna de Kavanayén, Estado Bolívar - Venezuela, em abril de 2023.

Materiais e métodos:

Esta pesquisa é do tipo descritiva, de campo, com desenho transversal. Os dados foram coletados em um levantamento epidemiológico, durante uma jornada médico-odontológica da Fundação Projeto Mayū em Kavanayén, Estado Bolívar - Venezuela, em abril de 2023. A amostra foi selecionada por conveniência, incluindo todas as crianças com idades entre 7 meses e 17 anos, com consentimento informado prévio, registrando as anomalias de forma, número e erupção detectadas.

Resultados:

Foram avaliados clinicamente 179 pacientes, 102 meninas e 77 meninos. Foram identificadas alterações do desenvolvimento dentário em 8 pacientes, com uma prevalência de 4,47%, incluindo 2 (1,12%) pacientes com alterações de forma, 2 (1,12%) pacientes com hiperodontia e 2 (1,12%) com hipodontia. A prevalência de alterações de erupção foi de 3,35% (6 pacientes).

Conclusões:

As alterações de forma, número e erupção dentária avaliadas clinicamente na população indígena Pemón - Arekuna de Kavanayén apresentaram prevalência semelhante a outras populações. Esta prevalência pode estar subestimada, pois não se contou com informação radiográfica.

Palabras clave : anomalias dentárias; prevalência; criança; povos indígenas; Venezuela.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )