ISSN 2665-0266
versión on-line

Instruções aos autores

Alcance e política editorial

Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0 (RTED) é uma revista de acesso aberto revisada por pares que tem como objetivo elevar o perfil da pesquisa tecnológica-educativa-científica em nível internacional. RTED tem como missão disponibilizar a pesquisa gratuitamente com acesso aberto imediato, permitindo que o conteúdo esteja acessível ao público internacional. Isso garante um intercâmbio global de conhecimento, promovendo boas práticas, desenvolvimento de novas políticas e o avanço das comunidades científicas.

RTED goza de uma reputação internacional por publicar artigos e ensaios acadêmicos originais. Baseada em uma comunidade global diversificada de acadêmicos, editores que publicam e promovem debates internacionais nas áreas de ciências sociais, educação e tecnologia, aborda temas como: Tecnologias de aprendizado e conhecimento, espaços inovadores de aprendizagem, sala de aula invertida, gamificação, aprendizado baseado em competências, aprendizado ativo, aprendizado baseado em desafios, avaliação construtiva da aprendizagem, acesso aberto (práticas, recursos, repositórios), aprendizado móvel, entre outros no campo Tecnológico-Educativo.

RTED não publica nas áreas de Ciências Médicas e Humanidades (exceto quando os artigos nessas áreas têm uma aplicabilidade clara às áreas centrais de tecnologia e educação).

RTED considera apenas artigos de pesquisa, revisões de literatura e ensaios pedagógicos. Não aceita trabalhos de hipótese, comentários, artigos de opinião, estudos de caso, relatórios de caso, entre outros.

Os artigos publicados em RTED cumprem um critério de seleção onde são avaliados a originalidade, relevância, interesse multidisciplinar, pontualidade, acessibilidade, distinção e as conclusões do estudo. RTED avalia os artigos com base apenas em uma determinação objetiva de solidez científica e metodológica, sem depender de subjetividades como “impacto”, “novidade” ou “interesse”.

RTED aplica os mais altos padrões em todas as suas atividades, enfatizando a integridade da pesquisa, padrões éticos, revisão construtiva por pares com método duplo-cego, qualidade exemplar de produção e funcionalidade online de ponta. Consultar processo de revisão por pares.

RTED implementa custos de processamento de artigos - Article Processing Charge (APC), que é um custo necessário para a publicação de artigos em acesso aberto após a aceitação do manuscrito.

RTED não aceita consultas prévias à submissão. Para verificar se o seu artigo atende aos requisitos, consulte as diretrizes para autores.

RTED devolve as submissões que não cumprem as diretrizes da revista sem revisão por pares ou notas editoriais.

RTED reserva-se o direito de rejeitar qualquer submissão que careça de base no conhecimento científico estabelecido ou que entre em conflito com seus valores fundamentais.

Leia as diretrizes para autores para mais detalhes sobre o envio de artigos, incluindo formato, imagens e componentes digitais. As submissões são feitas exclusivamente através de nosso portal digital online.

RTED tem alcance internacional nas seguintes áreas:

Ciências Sociais:

  • Psicologia
  • Pedagogia

Educação:

  • Filosofia da Educação
  • Antropologia da Educação
  • Sociologia da Educação
  • Psicologia da Educação
  • Andragogia
  • Economia da Educação
  • Didática
  • Tecnologia Educativa
  • Espaços inovadores de aprendizagem
  • Sala de aula invertida
  • Gamificação
  • Aprendizado baseado em competências
  • Aprendizado ativo
  • Aprendizado baseado em desafios
  • Avaliação construtiva da aprendizagem

Tecnologia:

  • Engenharia de Computação ou TIC
  • Cibersegurança
  • Big Data, Business Intelligence e tratamento de dados
  • Design visual de interfaces
  • Robótica
  • Internet das Coisas
  • 5G
  • Inteligência Artificial
  • Realidade Virtual
  • Tecnologias de Aprendizagem e Conhecimento
  • Acesso aberto (práticas, recursos, repositórios)
  • Aprendizado móvel

A revista é publicada nos meses de maio-novembro de cada ano.

Consulte as políticas da RTED baseadas nos princípios éticos do Committee on Publication Ethics (COPE).

 

Forma e preparação de manuscritos

Normas para Recepção

- Todos os trabalhos devem ser submetidos através da nossa plataforma OJS (https://ojs.docentes20.com/). Ao enviar, é necessário confirmar a lista de argumentos e garantir o seguinte: o artigo enviado é original; não foi publicado anteriormente, nem submetido a outra revista; o documento está em formato Word; cumpre com os requisitos bibliográficos e de estilo indicados nestas normas.

- Os trabalhos devem abordar pesquisas na área de especialização da revista: Educação, Tecnologia, Informática e áreas afins das ciências sociais.

- Devem conter o nome e sobrenome do autor ou autores, indicando o centro de trabalho, país de origem, endereço de e-mail (obrigatório) e o número do ORCID. Nota: os autores devem ser listados de acordo com sua contribuição para a pesquisa, identificados por superíndices.

- Os trabalhos podem ser apresentados em espanhol e inglês. O resumo deve estar em espanhol e inglês, com extensão máxima de 250 palavras. Além disso, deve conter entre três (3) e cinco (5) palavras-chave, que também devem estar traduzidas para o inglês na página do abstract.

- A extensão do artigo aceito depende do tipo de documento: Trabalhos de Pesquisa: incluem relatórios parciais e finais de projetos, teses de graduação e pós-graduação (20 páginas no máximo). Experiências e Projetos: práticas inovadoras e desenvolvimento de programas e projetos institucionais ou de extensão (10 páginas no máximo). Ensaios: análises de temas ou problemas específicos (8 páginas no máximo). Resenhas Bibliográficas: de publicações com no máximo três anos de idade (8 páginas no máximo). Irregularidades nas extensões serão avaliadas pelo Conselho Editorial. Devem ser apresentados com tipografia Times New Roman, tamanho 12 pontos e espaçamento simples em todo o documento.

- Caso o trabalho contenha tabelas e figuras, estas devem ser numeradas na ordem em que aparecem no texto, com números cardinais (1,2,3), seguidos de um título breve. Ao final, deve ser indicada a fonte. Máximo de 8 Tabelas e 8 Figuras por artigo (obrigatório). As tabelas devem estar em formato Tabela Editável.

- As citações devem aparecer no texto no seguinte formato: preferencialmente conforme as normas APA 7ª edição: http://normasapa.com/

Estrutura

Os artigos e ensaios devem ser apresentados à Revista DOCENTES 2.0 seguindo a estrutura abaixo:

ESTRUTURA PARA ARTIGOS

1.Título (espanhol)

2.Título (inglês)

3.Resumo

4.Abstract

5.Introdução

6.Metodologia

7.Resultados

8.Discussão

9.Conclusões

10.Referências

ESTRUTURA PARA ENSAIOS

1.Título (espanhol)

2.Título (inglês)

3.Resumo

4.Abstract

5.Introdução

6.Desenvolvimento

7.Conclusão

8.Referências

Baixar modelo para Artigos (Espanhol): Modelos para Artigos (Espanhol)

Baixar modelo para Ensaios (Espanhol): Modelos para Ensaios (Espanhol)

Condições:

- Somente serão aceitos trabalhos originais e atualizados que representem contribuições teóricas significativas.

- A recepção das colaborações não implica nenhum compromisso de divulgação por parte da revista.

- Cada artigo apresentado será revisado independentemente por dois revisores pares. O processo de revisão aplica o método de revisão duplo-cego. A decisão de publicação, modificação ou rejeição baseia-se na transparência dos relatórios/sugestões dos revisores. O processo começa no momento em que o autor recebe a confirmação de recebimento do manuscrito, onde será indicado se o documento “inicia” o processo de revisão por pares ou se foi “rejeitado” para iniciar o mesmo. Essa decisão dependerá dos aspectos formais, da pertinência temática e da originalidade. Ver processo de Revisão por Pares

- RTED é uma publicação semestral e implementa custos de processamento de artigos - Article Processing Charge (APC), que é um valor cobrado por algumas revistas aos autores para a publicação de seus artigos em acesso aberto após a aceitação do manuscrito. Este APC é aplicado a todos os colaboradores acadêmicos, administrativos, docentes, estudantes e pesquisadores. O valor varia de acordo com o número de autores. Ver link. O máximo permitido é de quatro (4) autores.

- Após o pagamento da taxa administrativa correspondente aos custos de processamento de artigos (APC) e iniciado o processo, o autor dispõe de um máximo de 5 meses para atender às sugestões emitidas pelo primeiro revisor e um máximo de 1 ano para a conclusão total do processo. Além disso, após o início do processo, a revista não devolverá o dinheiro ao autor caso este não cumpra os prazos estabelecidos para a conclusão do processo de revisão por pares ou decida retirar o artigo da revista. Caso o autor não apresente as correções dentro do prazo estabelecido ou não se adeque às normas da revista, esta se reserva o direito de rejeitar o artigo, e o pagamento não será reembolsado.

- Os trabalhos selecionados para publicação não receberão remuneração econômica ou de qualquer tipo. Apenas será entregue um certificado de publicação assinado pelo editor, caso seja solicitado.

- O autor deve confirmar através do formulário de Declaração de Ética se possui algum tipo de conflito de interesse. Ver políticas

- No momento em que uma obra é aceita para publicação, o autor mantém os direitos de reprodução e distribuição de seu artigo para exploração em todos os países do mundo no formato fornecido por nossa revista, bem como em qualquer outro suporte magnético, ótico e digital. Ver Direitos Autorais

- O autor deve indicar os dados das instituições que forneceram financiamento econômico para a realização da pesquisa e/ou preparação do artigo, bem como descrever brevemente o papel desempenhado por esses patrocinadores no desenho do estudo, coleta, análise e interpretação dos dados, redação do artigo ou a decisão de enviá-lo para publicação. Caso não tenha havido nenhum tipo de participação, por favor, indique também.

Artigos originais

A Revista Tecnológica-Educativa Docentes 2.0 (RTED) adota como base ética e de boas práticas editoriais a Declaração sobre Ética e Más Práticas na Publicação Científica (Publication Ethics and Malpractice Statement) desta publicação, que apoia os esforços conjuntos de autores, editores e revisores para produzir publicações de pesquisa responsáveis e de alta qualidade. Essa declaração é baseada em princípios éticos gerais que seguem as diretrizes estabelecidas pelo Committe on Publication Ethics (COPE).

1. Responsabilidade das autorias

  1. Os textos submetidos para publicação devem ser fruto de uma pesquisa original e inédita. Devem incluir os dados obtidos e utilizados, bem como uma discussão objetiva de seus resultados. É necessário fornecer informações suficientes para que qualquer especialista possa repetir as investigações realizadas e confirmar ou refutar as interpretações apresentadas.
  2. Os autores devem conhecer e evitar condutas científicas inadequadas e violações à ética de publicação.
  3. Os autores devem apresentar seus resultados com clareza, honestidade e sem falsificação ou manipulação inadequada dos dados.
  4. Os autores devem garantir que os dados e resultados apresentados no trabalho são originais e não foram copiados, inventados, distorcidos ou manipulados.
  5. O plágio em todas as suas formas, a publicação múltipla ou redundante, bem como a invenção ou manipulação de dados, constituem faltas graves de ética e são considerados fraudes científicas.
  6. Os autores devem fornecer autoria e reconhecimento apropriados. Todos os autores devem ter contribuído significativamente para a pesquisa.
  7. Os autores devem informar ao editor caso tenham algum conflito de interesse direto ou indireto com editores ou membros do comitê editorial.
  8. Nenhuma parte significativa do artigo deve ter sido publicada anteriormente ou estar sob consideração para publicação em outro lugar.
  9. Se um autor descobrir um erro significativo em seu trabalho, deve comunicá-lo à revista o mais rápido possível para corrigir, retirar ou republicar o artigo.
  10. Se um erro for detectado por membros do comitê editorial, o autor deve demonstrar que seu trabalho está correto.
  11. Os autores devem participar do processo de revisão por pares para todos os materiais enviados.

2. Responsabilidade dos editores

  1. O Comitê Editorial deve ser imparcial ao gerenciar os trabalhos propostos para publicação e respeitar a independência intelectual dos autores.
  2. Os membros do Comitê Editorial devem manter a confidencialidade dos textos recebidos até que sejam aceitos para publicação.
  3. Os membros do Comitê Editorial não devem usar dados, argumentos ou interpretações de trabalhos não publicados para suas próprias pesquisas sem o consentimento expresso dos autores.

2.1. Decisão de publicação

  1. Todas as contribuições serão avaliadas inicialmente pelo Comitê Editorial, que é responsável por selecionar, processar e decidir quais artigos atendem aos objetivos editoriais da revista.
  2. A decisão de publicar um artigo será baseada em sua relevância para pesquisadores, profissionais e leitores potenciais.
  3. Editores que tenham conflitos de interesse devem se abster de tomar decisões editoriais.

2.2. Revisão dos trabalhos

  1. O Comitê Editorial assegurará que os trabalhos de pesquisa sejam avaliados por, no mínimo, dois especialistas na área, garantindo um processo justo e imparcial.
  2. Os artigos revisados serão tratados confidencialmente por todos os envolvidos.
  3. A contribuição dos revisores será valorizada, e revisores que não cumpram com os padrões exigidos serão substituídos.

2.3. Identificação e prevenção de condutas inadequadas

  1. O Comitê Editorial não tolerará condutas inadequadas e trabalhará para preveni-las, informando autores e revisores sobre as boas práticas exigidas.
  2. Casos de conduta inadequada serão documentados e tratados conforme as diretrizes do COPE.
  3. Os editores distinguirão erros humanos honestos de fraudes deliberadas.
  4. Publicações podem ser retratadas ou corrigidas em casos de má conduta.

3. Responsabilidade dos revisores

  1. Os revisores devem estar cientes da política editorial e da declaração de ética da publicação.
  2. Revisores potenciais devem ter experiência relevante na área e fornecer informações precisas sobre suas competências.
  3. Revisores devem se abster de avaliar manuscritos quando não forem qualificados ou possuam conflitos de interesse.
  4. Revisores devem identificar citações relevantes ausentes e relatar condutas inadequadas ao Comitê Editorial.

4. Conflito de interesses

  1. Membros do Comitê Editorial e revisores devem se abster de avaliar manuscritos em caso de conflito de interesses.
  2. Conflitos de interesses incluem relações diretas ou colaborações recentes entre revisores e autores, bem como interesses financeiros.

O autor deve confirmar possíveis conflitos de interesse por meio do formulário de Declaração de Ética. Ver políticas

*Declaração baseada nas diretrizes do COPE e recomendações da Elsevier.

Consultar: http://publicationethics.org/resources/guidelines

 

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons

Carrera 26A com Calle 5. Lara, Venezuela.